Posts Recentes
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Em Destaque

Placa bacteriana perigosa inimiga da saúde da sua boca

A placa bacteriana é uma película que se forma sobre a superfície do dente,poucos momentos após a ingestão de alimentos e bebidas. As bactérias aderem ao esmalte e começam a produzir um ácido que vai aos poucos penetrando no esmalte,. Este ácido corrói a sua superfície e começa a abrir cavidades microscópicas no dente, Aos poucos elas vão penetrando nessas cavidades e produzindo mais ácido, se alimentam da estrutura dos dentes e dos restos de alimentos e bebidas que ingerimos. Se passamos muito tempo sem escovar os dentes ou passar fio dental, essa cavidade vai aumentar ainda mais..

Depois de voltarmos a escovar os dentes, por conta substâncias presentes nas pastas dentais e por bochechos com flúor, ocorre uma remineralização do esmalte e tudo volta ao normal. Mas, às vezes, as bactérias já penetraram profundamente, e com a remineralização elas ficam "presas" dentro do dente e passam a viver nele. Elas se reproduzem e criam uma colônia cada vez maior que vai aumentado o espaço criado dentro do dente. Isso é o que chamamos de cárie. Algumas vezes, só vai ser percebida ao raio x, outras vezes quando mastigamos qualquer coisa mais dura, o dente fratura com uma imensa cárie embaixo para a surpresa total nossa.

Além de bactérias que gostam de morar dentro e ao redor do dente, existem as que gostam de morar na gengiva. Essas se acumulam da mesma forma que a anterior, mas tem um esconderijo perfeito entre a gengiva e o dente. Quando escovamos e não passamos as cerdas nesse sulco gengival elas se multiplicam, e ainda fixam cálcio sobre si mesmas , criando uma camada dura que já não vai sair mais apenas com a escovação e fio dental, é o tártaro. Enquanto as bactérias estão nesse sulco gengival, elas produzem ácido que provoca inflamação da gengiva e faz com que ela sangre quando conseguimos higienizá-la corretamente.

Então se a gengiva sangra é para emitir um pedido de socorro para remoção destas bactérias que estão irritando a mucosa. Se nada for feito a inflamação vai progredir, o tártaro se acumula e começa a haver o aprofundamento do sulco gengival, o que aumenta a área delas para se esconder, e chega a um ponto em que não há só inflamação gengival, há também perda do osso que suporta o dente, aos poucos os dentes vão ficando com mobilidade, até chegar ao ponto de não dar mais para mastigar, Esses dentes são condenados e precisam ser removidos.

Existem outras doenças que também causam gengivite e mobilidade dental mas este assunto deixo para outro momento.

A natureza nos deu alimentos que ajudam a eliminar a placa bacteriana como por exemplo a maçã com casca e o morango. Eles tem efeito detergente sobre os dentes, ajudam a limpar e não deixar a placa se aderir com tanta facilidade.

As bactérias da boca causam riscos à saúde muito sério como ir para a corrente sanguínea e se instalar no coração o que pode dar uma doença com alto risco de morte que é a endocardite bacteriana. Em gestantes podem levar ao risco de parto prematuro e de criança com baixo peso ao nascimento, além de outras alterações gerais.

O que você achou destas informações? Conhece alguém com problema de gengiva?tem alguma outra dúvida? Comente o que achou, estou a disposição. até mais!

Siga
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
 

Futuro Saúde @2018 - Todos os direitos reservados